Os proprietários de veículos do Estado de São Paulo poderão acompanhar abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA São Paulo.
Anualmente, sempre entre os meses de outubro e dezembro, o DETRAN SP – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo e a SEFAZ SP – Secretaria de Estado da Fazenda definem e divulgam as regras referentes ao pagamento do imposto do exercício seguinte.
Para o IPVA São Paulo não são esperadas mudanças nas regras, se comparadas às estabelecidas nos últimos anos.
Os contribuintes contarão com as mesmas alíquotas para base de cálculo, condições, prazos e descontos no pagamento, além de possibilidades de isenção.
Para esse ano serão cerca de 180 mil veículos registrados para o pagamento do IPVA em São Paulo.
Além do IPVA, é necessário realizar o pagamento do licenciamento 2025 SP para que você possa circular pelas rodovias de forma legal sem correr o risco de receber multas, perder pontos na CNH e até mesmo ter o seu veículo apreendido.
Pagamento e Descontos IPVA São Paulo
Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão descontos de 5% a 10% sobre o valor total pago, dependendo da data em que a quitação for feita. O tributo pode ainda ser parcelado em até três vezes.
As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo. Sendo assim, placas que terminam em 1 terão vencimentos em janeiro, fevereiro e março, final 2 com vencimentos em fevereiro, março e abril, e assim por diante
O proprietário deve pagar o imposto com o boleto disponível nos postos de atendimento nas duas instituições.
Após o vencimento, o proprietário deverá quitar o imposto de forma integral e com correção monetária, juros e multas.
Aqueles que possuem débitos relativo a IPVA de anos anteriores tem a oportunidade de negociar e parcelar a dívida com a SEFAZ.
Saiba qual o valor e onde realizar o pagamento do licenciamento 2025.
Valores, Consulta e 2 Via IPVA
O valor de pagamento do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, de acordo com a Tabela FIPE. Sobre o valor da referida tabela é aplicada uma alíquota que varia de acordo com a categoria do veículo.
O imposto é recolhido pelo Estado, que deve repassar 50% da arrecadação do imposto para os municípios onde os veículos são registrados.
Consultas e emissão de 2 Via do IPVA São Paulo 2019 poderão ser efetuadas nos sites informados acima, do DETRAN e SEFAZ, além da possibilidade de obter atendimento presencial nestes órgãos.